características

MELANINA

Assim como ocorre em outros animais, os discos albinos não são capazes de produzir melanina, eliminando a expressão das cores azul e preta no corpo. Isso leva, entre outros detalhes, à ausência de barras verticais, à incapacidade de apresentar os pequenos pontos pretos conhecidos como peppering, e a uma expressão muito pura das cores brancas, amarela, vermelha e tons derivados. 

mimetismo

Em razão da ausência de melanina, os discos albinos não mimetizam, mesmo em aquários escuros. Isso explica muito da sua popularidade entre os aquaristas, além da sua beleza, claro. Existem hoje dezenas de variantes albinas à disposição dos aquaristas, mas nem sempre foi assim. 

HISTÓRIA

origem

Embora o acará-disco seja criado em aquários desde a década de 60, apenas no ano 2000, ou seja, neste novo século, a mutação albina surgiu na Ásia. A sua aparição ocorreu na variante Red Alenquer, mas os criadores logo a levaram, através de cruzamentos, a mais e mais variantes. 

um mundo de albinos

Em apenas 20 anos, a mutação albina foi levada a dezenas de variantes, produzindo peixes de beleza sem igual. Quase todas as variantes já apresentam hoje sua versão albina e não albina. Às vezes, essas versões são bem parecidas, mas, por outras, os discos são visualmente muito diferentes, causando confusão entre aquaristas. Por exemplo, muitos não percebem que o White Platinum é a versão albina do Blue Diamond. 

IDENTIFICANDO

diferenças

Um conjunto muito claro de diferenças permite ao aquarista identificar se o disco é ou não albino, todas derivadas da ausência de melanina no peixe. 

marcações

Um disco albino nunca terá marcações ou linhas escuras nas faces ou nadadeiras. 

WHITE BUTTERFLY

WHITE BUTTERFLY ALBINO

CAUDA

A cauda de um disco albino é transparente nas extremidades. Já a cauda de um disco não albino tem em geral alguma pigmentação. 

RED MARLBORO

RED MARLBORO ALBINO

BARRAS

A presença de barras verticais é indicação certa de que um disco não é albino. Já um disco albino nunca terá barras verticais. Mas, atenção, a ausência de barras verticais não é suficiente para dizer se um disco é albino, já que algumas variantes não têm barras mesmo não sendo albinas, como, por exemplo, o Blue Diamond.

YELLOW LEOPARD  SNAKESKIN

TURQUOISE ALBINO

pupilas

Sob a luz e ângulo certo, é possível perceber que a pupila de um disco albino é vermelha. Já a pupila de um disco não albino é sempre escura. Mas, atenção para não confundir: muitas variantes de disco, albinas ou não, podem ter a cor da íris vermelha, mas isso não significa que a pupila, que é a parte mais interna do olho, é vermelha também. 

TIGER TURQUOISE (ÍRIS VERMELHA E PUPILA PRETA)

LEOPARD SNAKESKIN ALBINO (PUPILA VERMELHA)

NOVIDADES DA BH DISCOS